Monday 20 July 2009

Viagem a Frankfurt

Uma das melhores coisas da vida são os acontecimentos (positivos claro) que surgem de forma inesperada.

Em conversa com um dos amigos das lides aeronáuticas acerca de uma outra viagem, surgiu a ideia de embarcar num voo TAP em que pela primeira vez iriam fazer parte da tripulação dois amigos de longa data e ambos tripulantes desta companhia (ver post sobre a viagem a Jerez de la Frontera em 2007).

O destino final de uma rotação que incluiu uma viagem de ida e volta ao Funchal era a cidade alemã de Frankfurt. Encontrei a tripulação já a bordo do Airbus A320, CS-TNP, de regresso a Lisboa e já a efectuar os últimos preparativos para rumar a Frankfurt.

Airbus A320, CS-TNP, com as cores da Star Alliance


A viagem foi realizada no melhor escritório do mundo, leia-se o cockpit!

Um outro amigo destas lides, grande entusiasta de tudo o que se relaciona com a aviação e grande adepto dos receptores ADS-B (trocando por miúdos, tecnologia que permite captar mensagens automáticas enviadas pelas aeronaves) fez-me chegar algumas imagens da partida do CS-TNP "fotografada" de uma forma diferente :)

TAP578 após a descolagem captado pelo receptor de ADS-B


Na descida para Frankfurt alguma turbulência e uma aproximação ILS à pista 25R praticamente até aos mínimos dado o tecto baixo presente na altura.

No dia seguinte o plano era rumar até à cidade de Stuttgart a cerca de 200km a sul de Frankfurt para visitar o museu da Porsche.

Rota Frankfurt-Stuttgart (cerca de 200 km)


Uma visita altamente recomendada numa viagem no tempo, desde os primórdios dos modelos da construtora liderada de Ferninand Porsche até aos dias de hoje.



Porsche 356 Coupé "Ferdinand"


Um dos muitos carros participantes em Le Mans em exposição

McLaren de Niki Lauda

Porsche 911 GT1




Na auto-estrada a caminho de Stuttgart a surpresa do dia: o fantástico museu de Sinsheim que reúne um vasto espólio tecnológico dos ultimos séculos. O museu tem uma área de exposição total de 50000 m2, reúne mais de 300 carros, 200 motas, 60 aviões, 40 carros desportivos e 20 locomotivas e ainda a maior exposição permanente de carros de Fórmula 1.

Do ponto de vista aeronáutico os dois pontos altos deste museu são sem dúvida os lendários Concorde e o Tupolev 144, os dois aviões comerciais supersónicos que infelizmente já abandonaram os céus.

Tupolev 144


Cabine do Tupolev 144

Posto do Flight Engineer no cockpit do Tu144


Cockpit do Tu144


Manual e diário de navegação deste Tu144


O fantástico Concorde

Painel do Flight Engineer do Concorde

Cockpit do Concorde


Junkers Ju-52 da Lufhtansa

Este voa, mas baixinho, Ferrari F40

Quem não se lembra deste carro?


Nem tudo são rosas nesta vida de tripulante - com um wake-up call às 3:h45 para um voo com partida marcada para as 6h20 da manhã, as horas para dormir são muito reduzidas e obrigam a antecipar o horário do recolher.

Após a entrega do carro alugado e check-in no ainda deserto terminal 1 de Frankfurt, o embarque rápido e no dentro do horário para o (cockpit!) do Airbus A320, CS-TNG.

À chegada a Lisboa bastante tráfego (número 8 para a aproximação) e uma aterragem suave na pista 03 efectuada por um amigo de longa data.

Cockpit do A320 CS-TNG



Overhead panel


Volta para o CP após uma longa downwind leg


Estabilizados no ILS da pista 03 de Lisboa :)


Um agradecimento a toda a tripulação e em especial ao Comandante destes voos e aos meus grandes amigos do mundo aeronáutico. Eles sabem bem quem são ;)

Aquele abraço e bons voos!

1 comments:

I definitely love this site