Sunday 23 May 2010

Seychelles 2010

O fascínio por ilhas em destinos paradisíacos é comum à maioria de nós. Olhando para o mapa de África Oriental é difícil não sonhar com uma visita a um dos arquipélagos perdidos na imensidão do Oceano Índico.
A apenas 3 horas de voo o arquipélago das Seychelles é servido por voos directos da capital Queniana o que convida a escapar por uns dias para este local que ocupa muitas das brochuras das agências de viagens.
As Seychelles são um vasto arquipélago que se estende por mais de 1000 km e é composto por 115 ilhas. Cerca de 40 ilhas são graníticas como é o caso da ilha de Mahé, onde se encontra a capital Victoria sendo a maioria do arquipélago composto por ilhas coralinas.

Mapa do arquipélago das Seychelles

Os primeiros relatos sobre este arquipélago do Índico ocidental foram feitos pela tripulação de Vasco da Gama durante as suas viagens na região. Existe ainda hoje um grupo de ilhas com a designação de Ilhas do Almirante devido a este facto histórico. Na segunda metade do século XVIII as ilhas passaram a ser controladas pela França. O arquipélago deve o seu nome ao ministro das Finanças de Luis XV, Jean Moreau de Séchelles. As ilhas foram disputadas entre a coroa Britânica e a França entre 1794 e 1812, passando a partir de 1814 e após a rendição das Maurícias no Tratado de Paris (no seguimento do qual Napoleão foi forçado a abdicar e foi exilado na ilha de Elba).

Com partida de Nairobi num voo directo da Kenya Airways, o rota pelo Índico e a aterragem na ilha de Mahé ofereceram excelentes vistas dos atóis deste oceano e de algumas das ilhas do arquipélago.

O alojamento foi no condomínio Eden Island, um empreendimento recente de grande qualidade construído a 300 m da costa e no qual apenas se pode circular a pé ou de carro eléctrico (tipo carro de golf). Daí partiu a descoberta da ilha de Mahé e a simpática capital do país, Victoria. A ilha de Mahé oferece excelentes praias aos seus visitantes, sendo que a mais famosa é a praia de Beau Vallon. É igualmente conhecida pela presença de tartarugas gigantes.

Neste grupo principal de ilhas as duas ilhas mais habitadas são as de Praslin e La Digue. A ligação para Praslin é feita num catamaran de ultima geração muito confortável e rápido (atinge os 60 km/h). Na ilha de Praslin a atracção são igualmente as praias e o famoso Coco de Mer, uma espécie exótica de coco que apenas se pode encontrar em duas ilhas deste arquipélago.

Trajecto da viagem

A ilha de La Digue é muito famosa por uma das mais fotografadas praias do mundo. A lindíssima praia Anse Source D'Argent é um daqueles sítios que não necessitam de photoshop para impressionar!

De forma a documentar mais esta aventura deixo a todos os leitores um video com diversas imagens desta viagem às Seychelles.


Trip to Seychelles, May 2010

0 comments: