Saturday 17 October 2009

Turquia 2009

E por que não duas semanas de férias na Turquia? :)

Este país que liga a Europa ocidental aos Balcãs, ao médio oriente e Ásia central foi durante milénios um local de passagem de várias civilizações. Personagens como Júlio César, Alexandre "o Grande" e até os guerreiros mongóis controlaram esta região em diferentes épocas. Os sultões Otomanos fizeram de Istambul a capital do seu grandioso império que outrora se estendeu desde Bagdad a Budapeste. Terra de contrastes, actualmente com forte influência árabe, mas com vincados vestígios romanos e gregos, a Turquia continua a ser um país com um “pé” em dois continentes: Europa e Ásia.

Nos anos que se seguiram à 1ª Grande Guerra Mundial, o famoso Mustafa Kemal mais conhecido como Atatürk (que se pode traduzir literalmente para Pai Turco) liderou o movimento que terminou com o sultanato e implantou as fundações da nação Turca. Percurso tumultuoso que na actualidade colocam a Turquia como candidata a aderir à União Europeia. Contudo e devido às fortes tradições Islâmicas (98% da população é muçulmana) este percurso não será certamente fácil, dado que os direitos humanos não são totalmente respeitados neste país.

O plano da viagem tem duas fases, a primeira na costa sul em pleno Mediterrâneo para libertar o stress do dia-a-dia e a segunda semana em Istambul, a mítica cidade do estreito de Bósforo e que marca o limite geográfico entre a Europa e a Ásia.

Locais a visitar

Locais desta viagem:

  1. Pine Beach Resort, Antalya
  2. Antalya

0 comments: