Thursday 1 March 2007

Escandinávia 2006 - 2ª Parte

De Estocolmo a Copenhaga e a travessia da Dinamarca
Deixámos para trás Estocolmo rumo a sul em direcção a Malmo. Pelo caminho ao longo da auto-estrada (sem portagens!) avistamos os bonitos lagos que abundam por toda a Suécia. O objectivo para a primeira etapa de estrada era chegar a Copenhaga, a capital Dinamarquesa.

Aqui a grande atracção era a travessia da nova ponte que liga a Suécia à Dinamarca através do estreito de Oresund. Durante anos esta travessia era apenas possível de ferry-boat, mas desde Julho de 2000, data da conclusão desta magnifica obra os dois reinos europeus ficaram ligados por meios viários e ferroviários.

Perto de Malmo (Suécia) a auto-estrada E20 conduz-nos a esta espantosa ponte de 7845 metros e com o pilar mais elevado a atingir 204 metros. A distância coberta pelo tabuleiro da ponte é apenas cerca de metade do estreito de Oresund sendo que a restante distância do trajecto é completada pela característica mais espantosa desta ponte: um túnel subaquático!

Para tal foi construída uma ilha artificial denominada de Peberholm, onde o trajecto é efectuado ao ar livre numa distância de 4055 metros sendo que os restantes 4050 metros já do lado Dinamarquês são dentro do túnel subaquático propriamente dito. A ponte tem 4 faixas e por baixo duas linhas de comboio sendo que a maioria do tráfego naval no estreio atravessa por cima do túnel na zona que se designa por estreito de Drogden. A portagem é cara (cerca de 35€) mas valeu bem a pena.

A fotos falam por si!

(a ponte de Oresund)


(na ponte)


(a ilha artificial de Peberholm)


(à entrada do tunel)


Do outro lado do túnel estamos já na Dinamarca, perto do aeroporto de Kastrup. Daqui partimos à descoberta da cidade de Copenhaga, a capital Dinamarquesa. Visitámos o antigo castelo real, o museu nacional, e percorremos a cidade utilizando as bicicletas públicas (e gratuitas) que estão disponíveis por toda a cidade.

(colecção de moedas, museu nacional, Copenhaga)


(palácio real, Copenhaga)



(interior do palácio nacional, Copenhaga)



(os canais e os barcos de Copenhaga)



(museu de arte, Copenhaga)


Experimentámos também o que a cidade de Copenhaga tem para oferecer: os vários bares e a excelente cerveja Carlsberg. Não é em vão que os dinamarqueses são apelidados de os latinos do norte :)

(as esplanadas com aquecimento e as mantas para as pernas)


Após dois dias bem passados nesta capital Escandinava, regressámos novamente à estrada em direcção ao norte do país. A Dinamarca é um país com uma geografia curiosa que associa várias ilhas a uma parte continental que faz fronteira a sul com a Alemanha.

Em Roskilde, cidade situada na mesma ilha onde se situa Copenhaga, visitámos o bonito castelo local, antes de prosseguirmos em direcção ao primeiro de muitos trajectos de ferry-boat que haveríamos de fazer nesta viagem.

(exterior do castelo de Roskilde)


(castelo de Roskilde)



Apesar de ser possível viajar sempre por estrada, visto que existem várias pontes a ligar as ilhas, optámos por "meter" o carro a bordo de um barco e atravessar para a cidade de Aarhus já na parte continental da Dinamarca.

(uma experiência nova: carro a bordo de um ferry boat)


(a caminho de Ahrus, Dinamarca)



(o Lonely Planet e o GPS no mar!)



Em Aalborg parámos apenas para jantar já que o objectivo do dia era chegar a horas de apanhar um gigantesco barco da Color Line para atravessar o mar do norte em direcção da Noruega. Chegámos em cima da hora para o ferry das 1h da manhã e depois do posto de controle reparámos que o meu nome tinha ficado registado como Baulo! Algo que para nós não faria qualquer sentido, mas naquelas paragens e dada a grande diferença linguística este estranho nome pareceu perfeitamente verosímil para o funcionário da companhia de ferrys.

(o enorme barco tinha, slot machines, supermercado e cinema, nos seus nove pisos)


(depois de uma noite dormida a bordo do Christian IV, chegámos a Kristiansand na Noruega!)



(foto parcial do Christian IV)



Para trás ficava a sensação que este país dos famosos Legos tem muito ainda para visitar.



(fim da 2ª parte)

Ir para a 3ª parte da viagem

1 comments:

Caro Paulo,

Em 1999 andei de Mota até à Noroega tendo andado também no Barco Cristian IV. No caso fomos de Hirtshals até Kristianhaven.

Bonitos Fiodes e Waterfalls.
Um dos mais bonitos que vi e acampei foi o Frafjord(perto de STANVANGER).

Cumprimentos,

Joao Oliveira