Friday 18 June 2010

Suíça

A Suíça, oficialmente Confederação Suíça, é uma república federal composta por 26 estados (designados de cantões) com Berna como capital federal. O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, a França a Oeste, a Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste. A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815.

É um país igualmente conhecido pela vertente de banca privada do seu sistema bancário, que guarda muitas das fortunas mundiais. O custo de vida é para os nossos standards extremamente elevado.

A viagem começou por Genebra nas margens do lago Léman com bonitas vistas sobre os Alpes. A visita a Genebra é dominada pelo seu mais conhecido "monumento", o Jet d'Eau, um imponente jacto de água que atinge a altura de 140m com uma velocidade de 200 km/h à saída. Funciona durante o dia (é desligado à noite) em todos os dias do ano.

Jet d'Eau

(clique nas fotos para ampliar)

Outro dos pontos obrigatório da cidade de Genebra é a catedral de St. Pierre. Esta catedral começou a ser construída no século XII e é importante para a religião Protestante, já que foi a igreja escolhida como base do movimento Calvinista no século XVI liderado pelo teólogo Francês João Calvino. A vista do topo da torre da catedral de St. Pierre é magnífica e oferece uma extraordinária vista sobre a cidade, o lago Léman e os Alpes.

Catedral de St. Pierre


Xadrez num dos jardins de Genebra

Genebra é conhecida por ser a sede inúmeros organismos internacionais e muitos dos seus habitantes e visitantes são por esta razão estrangeiros. Nesta cidade é possível visitar os escritórios da ONU (os restantes são em Nova Iorque, Viena e Nairobi) local onde, no período pós I Guerra Mundial, a sede da Liga das Nações foi estabelecida. Este organismo que tinha como objectivo estabelecer a paz Mundial foi dissolvido no pós II Guerra Mundial, tendo fracassado nos seus objectivos. No entanto, a importância desta organização foi crucial para a criação da actual ONU.

Escultura alusiva à deficiência numa das entradas das instalações da UNOG

A visita às instalações da UNOG (UN Office at Geneva) é extremamente interessante e permite visitar locais onde todos os anos diversas reuniões com importantes líderes mundiais são realizadas. De destacar o bonito Palais des Nations, parte mais antiga das instalações da UNOG, construído ao estilo Art Deco na década de 20 do século XX.

Fachada do Palais des Nations

No edifício original, a Sala do Conselho apresenta extraordinárias pinturas em sépia do artista plástico catalão José Maria Sert. Conhecido pelos seus murais, Sert assinou trabalhos em locais famosos como o Hotel de Ville em Paris, no mítico hotel Waldorf-Astoria e no Rockefeller Center ambos em Nova Iorque. Na Sala do Conselho as paredes e o tecto apresentam pinturas de quatro temas relacionados - progresso tecnológico, social, médico e, como esperança para o futuro, a abolição das guerras. No tecto está representada a solidariedade entre os cinco continentes.

Sala do Conselho

No edifício mais recente, podemos admirar o extraordinário tecto do espanhol Miquel Barceló na sala dos Direitos Humanos e da Aliança das Civilizações, uma enorme sala de conferências com 754 assentos.

Sala dos Direitos Humanos

Sala de conferências preparada para uma reunião da OIT

Também em Genebra é possível visitar o museu da Cruz Vermelha Internacional e é nesta cidade que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem a sua sede.

Escultura à entrada do Museu da Cruz Vermelha Internacional

A viagem seguiu para Lausanne, capital do cantão Suíço de Vaud. Uma cidade situada nas margens do lago Léman a cerca de 65 km de Genebra que se estende por uma encosta pronunciada. Para além da forte relação com o lago de onde partem barcos para a vizinha França (Evian), a cidade tem como monumento mais famoso catedral de Notre Dame.

Catedral Notre Dame, Lausanne

Lago Léman em Lausanne

Numa encosta com vista para o lago o Museu Olímpico apresenta a história das Olimpíadas e nos jardins diversas obras de arte doadas ao Comité Olímpico Internacional estão expostas.

Chama Olímpica


Uma das esculturas nos jardins do Museu Olímpico

Por toda a Suíça a presença Portuguesa é muito significativa sendo que cerca de 11% da população é de origem Portuguesa. Dado que estávamos em altura de mundial de futebol, muitas bandeiras nacionais estavam colocadas nas janelas e podemos ver alguns restaurantes Portugueses a anunciar pratos bem tradicionais.

Restaurante Português em Genebra

A febre do Mundial de Futebol

0 comments: