Monday 21 May 2007

De Cascais a Jerez de la Frontera, passando por Évora e voltando por Portimão - Um dia inteiro a Voar!

Com este relato é inaugurada a terceira secção deste blog dedicada aos voos reais em aeronaves ligeiras, as únicas para as quais estou realmente habilitado a pilotar.


Foto 1: mapa das 4 legs desta viagem e respectivas distâncias

Nesta viagem realizada em Maio de 2007, tive o prazer e a honra de acompanhar um amigo das lides aeronáuticas que está na habitual labuta do jovem piloto que procura um lugar na aviação comercial. Neste caso o piloto comandante desta viagem, está a acumular horas para concorrer à nossa TAP. Assim sendo, tive a sorte de poder ocupar o lugar de co-piloto nesta viagem a terras de “nuestros hermanos”. Não sendo a primeira experiência de voo em Espanha, já que a estreia foi no ano anterior, numa ida a Sevilha, esta viagem tinha um cariz especial: o avião era um Cessna 152, portanto mais lento que o quadrilugar Cessna 172 em que viajámos a Sevilha e desta vez pude fazer o voo nos lugares da frente e aproveitar para pilotar bastante!

Tirar um dia de semana de férias para passar o dia inteiro dentro de um cockpit apertado de um Cessna 152, é mesmo para quem gosta muito destas coisas da aviação. A meteorologia no sul da península, longe de estar perfeita, ofereceu um dia trabalhoso para viajar a bordo de uma aeronave com peso máximo à descolagem de 757 kg e sem piloto automático. Para quem conhece, sabe que estes dias não dão descanso aos pilotos e voar a aeronave em ar turbulento é bastante cansativo. Mas quem corre por gosto … não cansa :)

Vamos então ao relato propriamente dito. Cumpridas as formalidades, plano de voo, meteorologia, cartas aeronáuticas, frequências dos aeródromos copiadas, combustível para atestar a aeronave, o C152 de matrícula CS-AYU, partimos do aeródromo municipal de Cascais (Tires) às 10:15 (horas locais).


Foto 2: rota Cascais-Évora

Após a descolagem para norte a habitual volta à direita em direcção ao TUNEL LESTE que percorre todas as praias da Costa da Caparica até à vertical da Lagoa de Albufeira, altura em que um rumo ESTE nos conduz a Setúbal. Dai e continuando para ESTE prosseguimos Alentejo fora em direcção a Évora. Esta que é uma das voltas de domingo mais percorridas demorou desta vez 1h05.


Foto 3: à vertical da pista de Évora


Foto 4: final curta da pista 01, em Évora


Foto 5:
Cessna 152


Foto 6: reabastecimento


Foto 7: Cessna 337A, de matricula norte-americana, na placa de Évora


Foto 8: Dromader

A paragem foi meramente técnica e depois do reabastecimento, algumas fotos e uma curta visita às instalações da Academia Aeronáutica de Évora (a escola de pilotos mais cara do país) seguimos em direcção a Jerez de La Frontera. O motor foi colocado em marcha às 11:55, horas locais.


Foto 9: rota Évora-Jerez, assinalada a amarelo na imagem

Na rota pelo baixo Alentejo, a atracção é sobrevoar a barragem do Alqueva, uma imensidão de
planície alagada e que impressiona pela imponência da obra realizada.


Foto 10: Alqueva


Foto 11: Alqueva

Algumas milhas mais a SUDOESTE o rio Guadalquivir anuncia que a chegada a Jerez está para breve. Ao fundo era possível avistar o golfo de Cádiz e a cidade que lhe dá o nome. Contactada a torre de controlo de Jerez, somos avisados que devido à aproximação de tráfego comercial, mais concretamente uma aeronave da companhia Ibéria, teríamos de aguardar alguns minutos a sudoeste da pista, antes de nos ser permitida a aproximação.


Foto 12: Cockpit 152


Foto 13: Rio Guadalquivir


Foto 14: Jerez de La Frontera

Após algumas voltas de espera de 360º, lá chegou a autorização para iniciar a aproximação à pista 02 (virada a norte) do aeroporto internacional de Jerez de La Frontera. Não é todos os dias que se aterra numa pista tão larga e tão comprida como esta.


Foto 15: Cidade de Jerez de La Frontera


Foto 16: Final da pista 02 de Jerez


Foto 17: Prestes a aterrar em Jerez


Foto 18: Aterragem com aeronave no ponto de espera da pista 02

Após a aterragem e uma duração do voo de 1h45, saída da pista pela esquerda onde a novidade nos espera: um follow-me, designação pela qual é conhecida nos meios aeronáuticos este tipo de viaturas que conduz as aeronaves ao seu lugar de estacionamento. A surpresa foi tal que confirmámos na frequência da torre de Jerez se o follow-me era mesmo para nós :)


Foto 19: Boeing 757 da XL Airways


Foto 20: Torre de Jerez


Foto 21: Follow me! "Tower, please confirm that this follow me car is for us?!"


Foto 22: Following the follow-me :)

Estacionada a aeronave, com direito a indicações de um “marshall” que efectuou as sinaléticas que estudamos nos livros e que habitualmente só aqueles que chegam a pilotos de linha aérea costuma observar, foi colocado ao nosso dispor a extraordinária qualidade de serviço das infra-estruturas aeroportuárias a cargo da AENA, a entidade gestora da grande maioria dos aeródromos mais importantes do país vizinho. O camião de reabastecimento apareceu em escassos 2-3 minutos e uma carrinha com um motorista (de gravata!) para nos levar ao terminal do aeroporto demorou apenas 5 minutos a chegar até nós.

Foto 23: "Chefe, destroçe, destroçe!"


Foto 24: Tá óptimo, não mexe!

Fomos então conduzidos às chegadas do terminal de passageiros e passado o controle de acessos e os serviços alfandegários pela porta dedicada a cidadãos da UE, procurámos a sala de operações aeronáuticas (ARO – Aerodrome Reporting Office) para efectuar o pagamento dos serviços acima mencionados. Aqui está outra das grandes diferenças para o serviço que nos é prestado em Portugal. O serviço que incluiu a taxa de aterragem, transporte para o terminal e briefing para o voo de regresso, com direito a facilidades self service com ecrã touch-screen e impressora laser para impressão de informação relevante para a preparação do voo, como meteorologia e avisos aeronáuticos custou-nos a módica quantia de 5,30€. Sim, apenas cinco euros e trinta cêntimos já com IVA incluído. Este valor em Cascais não chega nem para pagar a respectiva taxa de aterragem. Enfim, deve ser uma questão de dimensão do país …

Almoço no terminal do aeroporto, sim, porque ainda haviam muitas milhas para percorrer nesse mesmo dia, e tempo para colocar o pézinho em terras Espanholas do lado de fora do terminal. Mesmo assim, ainda tivemos direito a cerca de 2h de descanso.


Foto 25: B757 a iniciar os motores


Foto 26: Fachada principal do aeroporto de Jerez

Após mais uma passagem pelo ARO para obter uma cópia em papel do nosso plano de voo, requisito solicitado pela Guardia Civil na área de segurança do aeroporto, o embarque na porta 5, levou-nos desta vez de jipe até junto da aeronave.


Foto 27: Placard de partidas

Depois de reabastecida e colocado o motor em marcha às 16:45 (horas locais), deslocámo-nos novamente para a pista 02 para a descolagem em direcção a Portugal, mais concretamente ao Algarve.


Foto 28: rota Jerez-Portimão, assinalada a amarelo

Mais uma vez tivemos de aguardar a aterragem de uma aeronave da companhia espanhola Spanair e da descolagem de outra aeronave ligeira local.


Foto 29: "Holding short runway 02"

Descolagem para norte seguida de volta para OESTE em direcção à região de Huelva e Vila Real de Sto. António. Percorrido todo o Algarve, a aterragem em Portimão, com bastante vento cruzado, foi às 17:40 (horas locais, menos 1h que em Espanha), o que totalizou uma duração de 1h55 de voo.


Foto 30: Final curta de Portimão


Foto 31: em Portimão

Mais um reabastecimento desta vez bem rápido e descolagem às 18:00 em direcção a Noroeste para rumo à costa oeste para seguir a costa para norte em direcção a Lisboa.


Foto 32:
rota Portimão-Cascais

Passagem por Tróia e Setúbal e regresso a Cascais tendo ainda oportunidade de fotografar o porta-aviões USS Eisenhower, que esteve 4 dias atracado à entrada do rio Tejo em Lisboa. Mais uma aterragem com vento moderado e calços finais às 19:40.


Foto 33: Lisboa à vista


Foto 34: USS Eisenhower

O tempo total de voo foi de 6h25 e a distância percorrida de 485 milhas náuticas, cerca de 898 quilómetros, nas quatro legs desta excelente viagem. No total foram cerca de 10h em viagem e um dia que fica para mais tarde recordar.

Resta agradecer ao futuro candidato a piloto comercial de linha aérea que teve a excelente ideia de me convidar para mais esta aventura.

Bem-haja!

Bons voos e boas viagens para todos!

6 comments:

Caro Paulo e João.

Grande voo este.
Também quero buáaaaaaaaa. Heheheh.
Abraço

Joao Oliveira

Well done. Grandes passeatas! Um dia também vou.

Abraço,
Nuno

:)

Obrigado pelas vossas palavras!

Se tudo correr bem, ainda vamos todos fazer muitas viagens pela vida fora.

Abraços,

Paulo

Grande viagem, grande aventura. Lá em cima as coisas tomam outra dimensão. Espero que um dia me convidem para uma dessas viagens.

Quando é que fazem a travessia de África e vêem jantar connosco?

Beijos

PS. As fotografias estão excelentes, para além de piloto também tens dotes fotográficos.

Beijos

Olá Violet :)

Espero que seja ainda este ano!

A ver vamos ...

Beijinhos