Tuesday 21 June 2011

Curaçao 2011

A primeira pergunta que pode surgir para muitos é: mas onde raio fica Curaçao?! Esta ilha fica situada no mar das Caraíbas a apenas 60 km a norte da Venezuela. Fez parte até Outubro de 2010 das Antilhas Holandesas (juntamente com Aruba e Bonaire) que foram dissolvidas após referendo. Actualmente é um país constituinte no Reino da Holanda, gozando de total autonomia.

A origem do nome deste território é controversa e existem pelo menos três explicações: a primeira vai no sentido de que a ilha deve o seu nome à acção de curar ("curação") do Português ou Espanhol, dado que os primeiros marinheiros a chegar em 1499 de origem Espanhola após vários meses no mar, padeciam de escorbuto (por défice de vitamina C) e ao chegar à ilha recuperaram a saúde, dai a designação de ilha da cura. Outra explicação envolve a palavra Portuguesa "coração" já que esta ilha era vista como um centro regional de comércio. Por último a ilha poderá dever o seu nome aos indígenas que os exploradores Espanhóis encontraram em Curaçao. Provavelmente nunca se saberá a verdadeira razão ...

A língua falada pela maioria da população é o Papiamento, um crioulo local com fortes influências de Português, Espanhol e o crioulo de Cabo Verde. A língua oficial é o Holandês menos utilizada como língua corrente.

A capital Willemstad é bastante famosa pelos seus edifícios antigos, do tempo colonial Holandês, muito coloridos e com arquitectura típica do século XVIII. Estes encontram-se bastante preservados e valeram a declaração da cidade como património mundial da UNESCO. Um dos pontos de interesse é sem dúvida a ponte da Rainha Emma, que liga Punda a Otrobanda no centro de Willemstad. Esta ponte flutuante é totalmente móvel e pode efectuar uma rotação total sobre uma das extremidades permitindo a entrada de barcos de grande porte para o porto da cidade. A ponte foi construída em 1888 e foi renovada por duas vezes, continuando hoje em dia em pleno funcionamento. Várias vezes ao dia o ritual de abertura e fecho da ponte interrompe a ligação pedestre entre estes dois bairros da cidade e permite aos turistas algumas fotos curiosas.


Para além do porto da cidade, abrigado por um excelente porto natural, existe uma refinaria que foi construída em 1914 no local onde anteriormente ficava situado o mercado de escravos. Esta refinaria detida pela Holandesa Shell, foi implantada na ilha devido à descoberta no início do século XX de uma grande jazida de petróleo na bacia de Maracaibo na Venezuela. A refinaria foi vendida por um preço simbólico ao governo local, chegou a ser encerrada, estando actualmente alugada a um grupo Venezuelano. É certamente um ponto negativo desta ilha para quem faz turismo, mas que não incomoda em nada as férias, já que fica bastante afastada das praias e escondida por algumas elevações.

Vocacionada para o mergulho, esta ilha dispõe de 38 praias e algumas de cortar a respiração! A costa nordeste da ilha é mais rochosa sem muitas praias ou hotéis e apresenta geralmente bastante ondulação. Após a exploração de várias a recomendação vai para a Knip Beach no noroeste da ilha. O snorkeling nesta praia é magnífico com águas translúcidas e calmas e uma miríade de espécies marinhas para explorar com apenas uns óculos de mergulho.

Knip Beach


Para completar este curto relato, aqui ficam algumas fotos organizadas num pequeno video :)


1 comments:

Espectacular, como sempre!!
Continua a aproveitar pois bem mereces! Beijos grandes