Thursday 1 March 2007

Escandinávia 2006 - 3ª parte

Noruega e os magníficos "fjords"

A chegada matinal a Kristiansand no sul da Noruega, após uma noite a bordo do barco da Color Line, levou-nos a um dos poucos postos fronteiriços "à antiga" que ainda persistem na Europa Ocidental. Provavelmente a maioria dos Europeus não sabe mas um dos países mais ricos do mundo, a Noruega, não faz parte da União Europeia, e portanto é preciso passar uma fronteira para entrar no país. O processo foi célere depois de respondidas às perguntas da praxe: ao que vamos, quanto tempo ficaríamos, quanto dinheiro trazíamos, etc.

Kristiansand é uma cidade portuária, muito organizada, aliás como a grande maioria destas cidades nórdicas, sendo a quinta cidade Norueguesa em termos de população.

(Kristiansand)


Depois de uma breve visita à cidade partimos para norte para o melhor percurso da nossa viagem: a estrada costeira até Bergen.

(E39 de Kristiansand a Stavanger)


(E39 de Stavanger a Bergen)


Este percurso de cerca de 500 km demora várias horas a percorrer devido aos diversos percursos que têm de ser feitos de barco. Este facto para quem vem do sul da Europa é de sem dúvida uma novidade. A estrada E39 tem percursos que apenas são possíveis de ferry-boat e este é um dos grandes atractivos desta viagem. Ao longo do caminho somos brindados com a alternância entre pequenas cidades e magnificas paisagens.

Desde veados, a lagos gelados, passando por inúmeras cascatas de água cristalina as fotos falam por si!

(Lago gelado)


(Lago gelado II)


(Riacho)


(Lago gelado III)


(Perigo Alces!)


(Lagos, perdemos-lhes a conta)


(Noroeste para o Ferry)


(Um dos ferrys da E39)


(a bordo do Ferry)


(túnel :D)


(Mais um ferry)


(Chegada à outra margem do fjord)


O conceito de fjord não é conhecido pela maioria das população mundial, visto não ser um tipo de paisagem geológica habitual. Fica aqui uma definição:

Fiorde é uma grande entrada do mar envolta de altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava onde são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

A sua origem remonta a aproximadamente 12 mil anos, quando o mar ocupou os espaços que os glaciares haviam escavado na costa atlântica durante a última Era Glacial. Essas enormes entradas de relevo podem chegar a centenas de quilômetros, da costa para o interior. São circundadas por falésias separadas entre si por poucos quilômetros. in Wikipédia

Após muita estrada e muita água chegámos finalmente a Bergen.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e fica situada na costa ocidental do país. Ficámos muito bem impressionados com esta cidade com cerca de 250 mil habitantes, rodeada de sete montanhas e cuja parte antiga da cidade, denominada de Bryggen, é considerada património mundial pela UNESCO desde 1979. É igualmente desta cidade que parte o navio que percorre os fiordes para norte até ao mítico North Cap. Ficámos de lá voltar para viajar até ao Cabo Norte.

Como sempre nestas viagens não tínhamos rigorosamente nada marcado para a estada em Bergen, e partimos então à procura de um sítio para dormir. Não foi muito surpreendente quando verificámos que todos os sítios fora do circuito "backpacker" eram caríssimos. Acabámos por encontrar um pequeno hotel meio familiar com uma boa relação qualidade preço.
(o quarto de hotel em Bergen)


E dai partimos à descoberta de Bergen. A passagem pela parte antiga da cidade com as suas casas de madeira era obrigatória, bem como a subida de uma das colinas no teleférico para uma deslumbrante vista sobre a baía de Bergen!
(centro de Bergen)

(estranho!)

(Bryggen)

(Bryggen)

(Bryggen)

(teleférico para o miradouro)

(vista sobre a magnifica baía de Bergen)

(baía de Bergen)


A visita ao mercado do peixe é igualmente recomendável para quem visita Bergen.
(mercado do peixe em Bergen)

(no mercado do peixe)


De Bergen partimos para outra das paragens muito famosas desta região: a pequena cidade de Flåm. Pelo caminho o GPS registou o record (até agora!) de latitude: 61º N



Flåm impressiona o visitante pela magnífica beleza natural. Esta pequena cidade é localizada no maior fiorde do mundo, o Sognefjord. Este fiorde tem nada mais nada menos que 204 km de comprimento e 1308 m de profundidade. Flåm é rodeada por diversas encostas, montanhas com cumes cobertos de neve e diversas quedas de água. É acessível por carro, barco e pelo famoso Flåm Railway: um caminho de percorrido por antigas locomotivas a vapor e com um percurso de montanha que tivemos pena de não ter tempo para experimentar.

Em Flåm optámos por ficar no parque de campismo que alugava bungalows. Não esperávamos era que os bungalows fossem pequenos chalés de montanha! Tivemos direito a pernoitar num chalé com sala, dois quartos, cozinha e casa de banho, num cenário deslumbrante, no meio das inclinadas encostas do fjord. O silêncio durante a noite impressiona qualquer habitante citadino. Uma experiência inesquecível!

(a estação de Flåm)


(vista de Flåm)


(um dos comboios do Flåm Railway)


(vista do chalé, ainda bem que despachamos esta máquina)


(a cozinha do chalé)


(a sala do chalé)


(de manhã)


(o chalé e a "pandeireta")


(o Sognfjord)


De Flåm seguimos pelo interior da Noruega em direcção a Oslo. Mas esse relato fica para a 4ª e ultima parte desta viagem!

(fim da 3ª parte)

Ir para a 4ª parte da viagem